Avança projeto de engordamento das praias de Itapoá

O projeto de engordamento da Praia de Itapoá está avançando. Recentemente, em abril, o Ibama concedeu a LAP (Licença Ambiental Prévia) para a dragagem de readequação e aprofundamento do canal externo de acesso ao complexo portuário de São Francisco do Sul. A areia retirada desse canal é a que vai ser usada para ampliar a faixa de areia da Praia de Itapoá e conter a erosão costeira.

Muitos trechos da orla estão comprometidos com a erosão que vem se intensificando ano a ano. Medidas paliativas como implantação de diques, muros de proteção, entre outros, são observadas em alguns trechos da orla que tem, ao todo, 32 quilômetros de extensão, mas não são a solução definitiva.

Por isso, nasceu o projeto de alargamento da faixa de areia, protegendo a costa e devolvendo o equilíbrio ambiental à região.

Inclusive, o próprio Ibama condicionou a dragagem para aprofundamento do canal ao uso benéfico da areia.

Bom para o turismo, que vem se desenvolvendo com muita força no município e bom para os portos de São Francisco do Sul e de Itapoá, que vão ganhar em navegabilidade e atração de grandes navios. Hoje, algumas embarcações não conseguem aportar nos dois portos por falta de profundidade.

Alinhamentos estão sendo feitos entre o Município de Itapoá e o Porto de São Francisco do Sul, ambos interessados na obra. O próprio porto de Itapoá deve contribuir financeiramente com a operação da dragagem do canal uma vez que também irá se beneficiar do ponto de vista logístico.

No entanto, quem tem o domínio do canal é o Porto de São Francisco do Sul, por isso é de lá que tem saído os pedidos de licenças e também irá sair o projeto executivo detalhando toda essa operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *